COMPREENDENDO O QUE É SUPERDOTAÇÃO, TALENTO, GENIALIDADE E INTELIGÊNCIA

 Caros leitores, decidi escrever sobre este tema, pois eu vejo que as pessoas confundem o conceito entre eles. Assim, tirando dúvidas em relação a este tema em questão.

As pessoas que possuem Altas Habilidades (AH) ou Superdotação (SD) são, de acordo com o Conselho Nacional de Educação: “Aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade” (Brasil, 2009, art.3).

Diferença entre Superdotação e Talento

O Modelo Diferenciado de Superdotação e Talento de Gagné diz que para um indivíduo ser superdotado, é necessário ter o fator genético, e o talento irá depender do contexto cultural e de treino sistemático.



Quando Gardner apresenta a teoria das inteligências múltiplas, ele mostra que todos possuem inteligência, pois o trabalho dele foi feito com pessoas que sofreram acidentes ou doenças que afetam áreas específicas do cérebro. Isto nos mostra que não importa se o indivíduo sofreu algum acidente ou tenha alguma deficiência, o ser humano é notoriamente capaz de trabalhar com outras áreas que não sofreu nenhuma lesão, não importando o estigma que a sociedade coloque.

Conceito de Genialidade Segundo Vigotski

TEORIA DA GENIALIDADE SEGUNDO VIGOTSKI

Genialidade: grau superior de talento que manifesta-se em elevada criatividade, tendo extraordinário significado histórico para a vida da sociedade.

A genialidade distingue-se do talento principalmente pelo nível e extensão de sua obra, os gênios constituem-se em pioneiros de uma nova época.

(Vigotski, 1929, apud Delou & Bueno, 2001)

Quando uma pessoa é considerada gênio é reconhecido em diferentes épocas, por exemplo: Albert Einstein.




Fonte: https://www3.unicentro.br/petfisica/2015/12/22/albert-einstein-1879-1955/


Referência

DELOU, C. M. C.; BUENO, J. G. S. A Genialidade Segundo Vigotski. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), On-line, 22 jun. 2010.

GAGNÉ, F. Differentiating Giftedness from Talent: The DMGT Perspective on Talent Development. Routledge, 2020.

RENZULLI, J. S. & REIS, S. M. The Three-ring conception of giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. The Triad Reader. Connecticut, Creative Learning Press, 1986.

RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Tradução: Susana G. P. Barrera Pérez. Educação, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 75–131, 2004.
Disponível em: <pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/375/272>.
Acesso em: 20/03/2021.

RENZULLI, J. S. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. 2014. In.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda os Direitos do Aluno com Superdotação segundo a LDB.

COMPREENDENDO O QUE É PARALISIA CEREBRAL